Adeus, Lênin!

Adeus, Lênin! É um longa imperdível não só para os cinéfilos, mas para todos aqueles que desejam aguçar sua visão de mundo e conhecer um pouco mais da história além de seus horizontes

Muitos acham que obras de arte são retratadas apenas em quadros de pintores famosos… mero engano. Existem bons filmes, mas existem àqueles que considero verdadeiras obras de arte, como no caso de “Adeus, Lênin!”; uma lição de vida; uma aula sobre história e política; a visão da população com o fim da Alemanha Oriental. O roteiro de Wolfganger Becker (diretor e roteirista) e Bernd Lichtenberg é impecável e, como se trata de um tema político, o longa teria tudo para ser cansativo, mas devido a sutileza do lado cômico, tornou-se surpreendentemente agradável; memorável – uma aventura vivida pouco antes da queda do muro de Berlim. Com meus 13 anos de idade – ainda lembro-me bem desta época (1989), mas não entendia muito bem o que estava acontecendo nos dois lados da Alemanha. Lembro-me que no ano de 1994, em um passeio na rua Augusta nos Jardins, vi uma loja vendendo um pedacinho do muro de Berlim, como um souvenir e, o preço não era muito acessível para um garoto de 18 anos. Agora, se o pedaço do muro era verdadeiro, não saberia dizer, poderia ser o pedaço de qualquer muro. Enfim, não comprei o souvenir, mas lembro-me dele até hoje, 13 anos depois.

ADEUS, LÊNIN! – (Foto Divulgação)

Ao iniciar o longa, logo vi que seria extraordinário, pois o diretor usa uma película inicial de baixa-resolução – provavelmente uma película 8mm ou super-8 -, dando impressão de uma filmagem caseira; amadora. Este toque cria uma realidade e uma certa seriedade na trama. Wolfganger Becker também usa planos abertos na filmagem, mas nada exagerado.

Adeus, Lênin! É um longa imperdível não só para os cinéfilos, mas para todos aqueles que desejam aguçar sua visão de mundo e conhecer um pouco mais da história além de seus horizontes. Este longa reafirma a minha convicção de que muitos filmes são didáticos, impulsionando minha idéia de levar adiante um projeto de inclusão social neste ano de 2008 – Espero que a Prefeitura facilite e coloque em ação este projeto que visa a melhoria no ensino pedagógico para a população de baixa-renda; os “ainda” excluídos da sociedade.

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Good Bye, Lenin!
Gênero: Drama
Duração: 118 min.
Ano: Alemanha – 2003
Distribuidora: Sony Pictures Classics
Direção: Wolfganger Becker
Roteiro: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg
Site Oficial: www.good-bye-lenin.de

Mais informações, acesse: http://www.cranik.com

Published in: on 7, abril 2008 at 7:20 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://cinemagister.wordpress.com/2008/04/07/adeus-lenin/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: