Leões e Cordeiros

RESENHA CRÍTICA “LEÕES E CORDEIROS”
por Vinicius Vieira – vvinicius@hotmail.com

LEÕES E CORDEIROS – (Foto Divulgação)

CRÍTICA – LEÕES E CORDEIROS: Fazer do cinema algo mais que somente diversão não é algo fácil, principalmente, se isso se der na tentativa de retratar, naquela imensa tela, um momento específico de uma sociedade, deixando para as próximas gerações quase um documento. Robert Redford e seu “Leões e Cordeiros” não só consegue isso, como dá um show.

Mais que isso, o galã/lenda se dá ao direito de, durante uma hora e meia, discutir um assunto, e exorcisá-lo, como pouco gente fez, e provavelmente fará. Assistir o filme de Redford é uma garantia de sair dele, com uma nova, ou até uma reforçada, opinião sobre a vulga “Guerra Contra o Terror” que os Estados Unidos inflinge sobre o oriente médio.

O diretor não cria um mosaico repleto de personagens com opiniões, mas sim, abre três frentes girando em torno dos soldados Arian Finch (Derek Luke) e Ernest Rodriguez (Michael Penã), que, durante uma operação no afeganistão ficam ilhados em uma gélida montanha, machucados e apenas esperando por socorro. Mudando de fuso-horário, indo para a capital dos Estados Unidos, o Senador Rebublicano Jasper Irving (Tom Cruise), nome forte para novo posto de comandante em chefe do país, concede uma entrevista exclusiva para a jornalista Janine Roth (Meryl Streep), a respeito de uma nova investida no afeganistão que acabará com a guerra.

Do outro lado do país, na California, o professor Stephen Malley (Robert Redford) recebe em sua sala o pouco aplicado Todd Hayes (Andrew Garfield), que ele acredita ter um potencial pronto para ser lapidado, do mesmo jeito que dois antigo alunos seus, que resolveram mudar o mundo entrando para o exercito.

Redford e o roteirista Matthew Michael Carnahan (irmão de Joe Carnahan de “Narc”), se preocupam em mostrar as três faces de uma mesma moeda: o lado da força armada, as peças no tabuleiro do jogo de xadrez manipuladas pelos políticos dentro de suas salas com ar-condicionado, e ainda um terceiro lado, os dos criadores de líderes nas universidades, que se esforçam para seus alunos enxergarem um mundo além das celebridades sendo presas (nesse caso abaixo, nas news bars dos noticiários).

Ao final do filme, um quarto lado ainda se forma, o da mídia, presa em uma jaula construída por ela mesma, que praticamente desistiu de ir atrás da notícia e acaba sendo mais um braço de um governo manipulador e autoritário.

O mais importante do filme, não é disseminar uma idéia, mas sim discutir pontos de vista, todos ali brigam por seus ideais, e aí reside a beleza do filme. Mesmo sendo obviamente contra a guerra, não faz do senador um antagonista, mas sim uma pessoa que faz o que acredita ser certo, que usa seu poder para levar seu país onde ele enxerga ser um horizonte de certezas.

O momento que a jornalista fica sozinha na sala dele, o que se mostra é uma pessoa que se formou para ser aquilo que é, que vive para isso, e não um aproveitador barato, e mesmo sendo a voz da imposição contra a da razão da jornalista, o que acontece é um embate honesto, com dois lados formados e donos de suas verdades.

“Leões e Cordeiros” é um filme em camadas, que vão sendo descascadas a frente dos olhos dos espectadores, sem se preocupar em ser certo ou errado, mas sim, em fazer as pessoas andarem sozinhas nesse mar de informação.

Um filme que cria uma discussão, coisa que pouco aparece, ainda mais com essa qualidade, em Hollywood, quase obrigatório para quem vive nesse mundo.

Ficha Técnica
Título Original: Lions for Lambs
Gênero: Drama
Ano: EUA – 2007
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Robert Redford
Roteiro: Matthew Michael Carnahan

Cena do filme “LEÕES E CORDEIROS” – Foto divulgação

Crítico: Vinicius Vieira – Jornalista – vvinicius@hotmail.com

Published in: on 19, abril 2008 at 2:41 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://cinemagister.wordpress.com/2008/04/19/leoes-e-cordeiros/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: